Thursday, June 29, 2006

Tou velho!...

Só nos apercebemos que os anos começam a passar por nós è velocidade da luz quando contactámos com os mais novos. Pois bem, hoje levei uma coça a jogar Pro Evolution Soccer 4 com um miúdo de 6 anos. Nada de anormal, até porque não sou grande espingarda no que diz respeito à informática.
O que me deixou siderado foi a resposta desse miúdo à minha pergunta "o que queres ser quando fores grande?". "Paleontólogo" disse-me ele.
"Paleontólogo"? Mas estes putos andam a aprender o quê? No meu tempo eu só conhecia (de ouvir falar, claro!) o Spectrum, aquele maquinão que nos prendia ao ecrã do televisor. O nosso sonho era ser astronauta, bombeiro, jogador de futebol. Quando muito médico. Agora "Paleontólogo"? Estes miúdos andam mesmo apanhados do clima. Das duas uma: ou os miúdos de hoje não têm infância, ou estou mesmo a ficar velho!
"Estou velho!
dói-me o joelho
dói-me parte do antebraço
dói-me a parte interna
de uma perna
e parte amiga
da barriga
que fadiga
o que é que eu faço?
escolho o baço ou o almoço?
vira o osso
dói o pescoço
é do excesso
do ex-sexo
alvoroço
perco o viço
já soluço
já sobroço
esmiúço
os meus sintomas
e já agora, do meu médico
os diplomas
esmiúço
a consciência
e já agora, apresento a penitência
Ah que estou arrependido
de ter feito e de ter tido
ai coração, ora seja
como a que ouvi na igreja
Mea culpa, mea culpa
minha máxima desculpa
é ter vindo p'ro presente
conservado em aguardente
Quero ser p'ra sempre jovem
as minhas células movem
uma campanha eficaz
água benta e água-raz
O elixir da eterna juventude
esse que quer que tudo mude
p'ra que tudo fique igual
estava marado
falsificado
é desleal!
Vou implorar aos apóstolos
mas é pior, que desgosto-os
com tanto pecado junto
não lhes pega nem o unto
Vou recorrer aos meus santos
esses, ao menos, são tantos
que há-de haver um que me acuda
senão ainda tenho o Buda
Maomé vai à montanha
o papa, ninguém o apanha
na Rússia, o rato rói a rolha
venha o diabo e escolha
O elixir da eterna juventude
esse que quer que tudo mude
p'ra que tudo fique igual
estava marado
falsificado
é desleal!
Misticismo agora à parte
envelhecer é uma arte
"arte-nova", "arte-final"
numa luta desigual
Só me vou pôr de joelhos
ante o mais velho dos velhos
e perguntar-lhes o segredo
de p'ra ele inda ser cedo
Quando o espelho me mira
já nem o chapéu me tira
deito-lhe a língua de for a
pisco o olho e vou-me embora
O elixir da eterna juventude
esse que quer que tudo mude
p'ra que tudo fique igual
estava marado
falsificado
é desleal"
Sérgio Godinho, O ELIXIR DA ETERNA JUVENTUDE

1 Comments:

Blogger ÐDC¨* said...

Pois é, estamos a ficar velhos, o que não é mau sempre que continuemos a lembrarmos que um dia fomos crianças e pratiquemos mais com os vídeo jogos :-)

Também acho que os miúdos de hoje tem uma infância pouco infantil, i.e, aprendem as coisas muito cedo, coisas de adultos, coisas que lhes roubam a inocência...mas em fim, parece que são consequências dos avances tecnológicos...ainda bem que os nossos sonhos de crianças eram ser bombeiros, dançarina, astronauta...ou não?

Será que aquele miúdo quando for grande vai ser mesmo paleontólogo? Se for, tem a vantagem de não ficar a pensar: "quando eu era miúdo queria ser paleontólogo e agora sou Eng informático; que passou?"

11:58 AM  

Post a Comment

<< Home